Distúrbio da deglutição afeta mais de 50% de pacientes com AVC

A disfagia interfere na passagem de alimentos e ainda pode causar pneumonia aspirativa

Na coluna Minuto do Cérebro desta semana, o professor Octávio Pontes Neto fala sobre disfagia, um distúrbio da deglutição, ou seja, o ato de engolir.

Uma das funções mais importantes realizadas pelo ser humano, a deglutição é responsável pela transferência de alimentos, líquidos e saliva da boca até o estômago e, assim, realizar a digestão. Para tal ação, várias estruturas trabalham em conjunto, desde a boca, faringe, esôfago, ossos e mais de 30 músculos, tudo coordenado pelo sistema nervoso.

De acordo com o professor, quando um paciente possui AVC, parte das estruturas responsáveis pela deglutição apresenta distúrbios, como a disfagia, “presente em mais de 50% dos pacientes com AVC”. Também é responsável por causar pneumonia aspirativa, quando o alimento é direcionado da cavidade oral para a respiratória.

Pontes Neto fala que, para evitar o quadro de pneumonia aspirativa, é necessário a realização de diagnósticos em pacientes com AVC, analisando a propensão da pessoa para a disfagia, bem como tomar precauções quanto à maneira como ela se alimenta.

Ouça acima na íntegra a coluna Minuto do Cérebro.


O minuto do Cérebro
A coluna O minuto do Cérebro, com o professor Octávio Pontes Neto, vai ao ar toda terça-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •