Direitos humanos são o pressuposto da democracia

É o que diz o professor Alberto do Amaral em sua coluna de estreia para a Rádio USP

 06/03/2018 - Publicado há 6 anos

Os Direitos Humanos são o tema inaugural do professor Alberto do Amaral para sua coluna “Um Olhar sobre o Mundo”. Ao afirmar que os direitos humanos são uma conquista civilizacional, ele enfatiza que são universais e relevantes, estando consolidados em várias constituições. Eles são importantes, diz o colunista, porque significam uma limitação do poder do Estado e dos agentes privados em relação aos cidadãos. São importantes também porque protegem certos valores fundamentais, como a liberdade individual, os bens ligados ao direito civil, à liberdade econômica e ao patrimônio cultural.

Os direitos humanos não existiram sempre, surgiram com a Revolução Francesa, ampliaram-se com a revolução americana e representam “uma conquista que jamais devemos abandonar”. E mais: estão intimamente relacionados à democracia. “Os direitos humanos são o pressuposto para a subsistência da democracia”, afirma o professor Alberto do Amaral.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.