Direitos humanos convivem com a violência em várias partes do mundo

“A relação entre direitos humanos e violência é uma relação complexa”, diz o professor Alberto do Amaral

 16/10/2018 - Publicado há 5 anos

Embora possa, a princípio, parecer um paradoxo, existe uma forte relação entre direitos humanos e violência no mundo atual, diz o professor Alberto do Amaral na abertura de sua coluna Um Olhar sobre o Mundo, na qual ele se propõe a exemplificar seu ponto de vista. Os direitos humanos, explica, foram concebidos como um instrumento contra a violência, na medida em que pregam a harmonia e a convivência pacífica entre os homens. No entanto, em várias partes do mundo desenvolvido ou em desenvolvimento eles são sistematicamente violados. Para o colunista, “isso mostra que a relação entre direitos humanos e violência não é uma relação simples, é uma relação complexa”.

Ocorre que os direitos humanos necessitam de uma ação governamental para se tornarem efetivos, condição que nem sempre é respeitada, uma vez que “algumas Constituições preveem direitos humanos como uma forma de legitimação de governos que são autoritários ou governos que não estão fortemente comprometidos com a sua realizabilidade”. Eles simplesmente aparecem na Constituição, mas estão longe de ser respeitados na prática. Já em outras partes do mundo, existe uma seletividade na proteção desses direitos, sobretudo no campo internacional – certos países dão mais atenção a alguns direitos e não a outros, tratando de maneira discriminatória e diferenciada as demais nações. Uma coisa é certa, porém: toda ideia de direitos humanos é uma ideia contra a violência e pela convivência pacífica.

Ouça a coluna na íntegra, clicando no link acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.