Diosmar Filho analisa a territorialidade quilombola

“O território quilombola trabalha na perspectiva da democracia dos bens naturais para a construção de uma nação e reconhece a identidade negra quilombola e não uma população escravizada descendente de escravo”, ressalta Diosmar Filho

 16/11/2020 - Publicado há 3 anos
Por

O professor Ricardo Alexino Ferreira entrevista o geógrafo Diosmar Marcelino de Santana Filho, professor e coordenador acadêmico da Pós-Graduação de Ensino a Distância, em Estado e Direito dos Povos e Comunidades Tradicionais, da Superintendência de Educação a Distância e Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Diosmar Filho, mestre em Geografia pela UFBA, é autor do livro A Geopolítica do Estado e o Território Quilombola no Século XXI, lançado pela Paco Editorial. Durante a entrevista, Diosmar  fala sobre geopolítica e territorialidade quilombolas. “O território quilombola trabalha na perspectiva da democracia dos bens naturais para a construção de uma nação e reconhece a identidade negra quilombola e não uma população escravizada descendente de escravo”, ressalta o professor.


Diversidade em Ciência

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com direção e apresentação do jornalista e professor da Escola de Comunicações e Artes -USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale. O programa é transmitido pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto) , e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.