“Diálogos na USP” discute poluição e danos ao meio ambiente

Para professora de Direito, a solução do problema consiste na cooperação entre poder público e sociedade

24/08/2018 - Publicado há 6 anos
Logo da Rádio USP

No último dia 14, comemorou-se uma data de suma importância: o Dia de Combate à Poluição. É por isso que, nesta sexta-feira (24), o programa Diálogos na USP aborda a questão do meio ambiente.

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Diversas leis foram criadas, no Brasil e no mundo, buscando combater a poluição, o que demonstra preocupação com os problemas ambientais mundiais. Mas o quanto essas leis são eficazes? Para falar sobre o tema, o Diálogos na USP recebeu Ana Maria de Oliveira Nusdeo, professora de Direito Ambiental na Faculdade de Direito, no Instituto de Química e na Escola Politécnica da USP.

Analisando a questão ambiental a partir do aspecto legal, Ana Maria explica que a legislação brasileira estabelece limites máximos a serem tolerados com relação a determinados poluentes, orientando o poder público na criação de políticas e programas que fiscalizam esses limites. Contudo, a professora alerta que o sucesso dessas medidas depende da eficácia da fiscalização, o que não ocorre de forma ideal. Outro fator preocupante é que o Brasil esbarra no problema das fontes difusas de poluição do ar, que seria o caso da frota de veículos automotores. “Pensar em limites de qualidade do ar sem pensar em políticas para reduzir a poluição por veículos não resolve”, afirma Ana Maria.

Professora Ana Maria Nusdeo e Marcello Rollemberg – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Outro ponto de discussão é o uso de agrotóxicos, uma vez que sua utilização degrada os recursos naturais. De acordo com a professora, o caminho a seguir é o da diminuição do produto. “O ideal seria ter políticas que ampliassem essas alternativas sustentáveis para que ganhassem maior viabilidade econômica.” Além disso, ela lembra também da necessidade de promover na agricultura convencional a redução dessa utilização desenfreada, medida que vai contra o atual cenário dos grande produtores.

Ouça a íntegra do programa nos links acima.

Esta edição do Diálogos na USP teve apresentação de Marcello Rollemberg e trabalhos técnicos de Márcio Ortiz. A produção é do Departamento de Jornalismo da Rádio USP.