“Diálogos na USP” discute a relação do Uruguai com o Mercosul

Os jornalistas Marcello Rollemberg e Luiz Roberto Serrano conversam com Paulo Borba Casella, da Faculdade de Direito da USP e Camilo López Burian, da Universidade da República Uruguai

 22/06/2022 - Publicado há 2 anos
Por

Na próxima sexta-feira (24), às 11h30, o programa Diálogos na USP falará sobre o Uruguai e sua relação com o Mercosul. Qual é o posicionamento do governo uruguaio e seus parceiros no bloco desde a assinatura do Tratado de Assunção ao longo dos anos.

Em 1991, a partir da assinatura do Tratado de Assunção, Uruguai, Brasil, Argentina e Paraguai tornam-se membros do Mercosul, e por alguns anos o fluxo comercial entre os países aumentou significativamente. Contudo, a partir de 1999 o bloco começa a perder importância para o Uruguai, que passa a ser favorável ao estabelecimento de um Tratado de Livre Comércio com os Estados Unidos. Atualmente, qual é o posicionamento do País frente ao bloco?

Para conversar sobre o tema os jornalistas Marcello Rollemberg e Luiz Roberto Serrano conversam com Paulo Borba Casella, professor de Direito Internacional da Faculdade de Direito da USP e Camilo López Burian, professor de Ciência Política e do Grupo de Ensino de Política e Relações Internacionais da Faculdade de Direito da Universidade da República Uruguai.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.