Dia do Professor merece ser comemorado

Professores que ainda resistem no mercado, precisam comemorar essa persistência

 16/10/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 18/10/2017 as 15:46
Logo da Rádio USP

Você sabia que uma das profissões mais antigas que existem é a de professor? Pois é, o filósofo grego Sócrates era professor de Platão. E isso foi há pelo menos 25 séculos. No Brasil, em 1963, decreto do presidente João Goulart instituiu o dia 15 de outubro como Dia do Professor.

Segundo a professora Noeli Prestes Padilha Rivas, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, essa classe de trabalhadores não tem muito o que comemorar, mas tem ao que resistir, pois tem trabalhado com pouco reconhecimento e por isso merecem essa data.

A professora lembra que o Brasil vive um momento delicado, com políticas públicas descontínuas, arrocho salarial, condições de precarização da profissão e passando por uma resistência. Noeli ressalta a necessidade de mais foco na formação de professores bem qualificados e na formação social dos alunos como seres humanos. “Estamos em um dos momentos mais cruciais quando se fala de política e educação”.

Por: Vitória Junqueira


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.