Dez sites imperdíveis para quem gosta de arte

Um mapa do melhor que a internet oferece: de coleções de vídeo a arte de rua e revistas modernistas

 28/05/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

“É incontável o número de coleções de arte que hoje podem ser visitadas pela internet”, orienta a artista e professora Giselle Beiguelman da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. “A França, por exemplo, criou um site que é um guia para todas as coleções dos museus parisienses disponíveis on-line. O MoMA, de Nova York, dispõe de um arquivo completo de todas as exposições realizadas no museu desde 1929. É possível consultar fotos, documentos e catálogos de cada uma das mostras.”

A professora explica que o fenômeno é mundial. Também as instituições culturais, não museológicas, abrem as suas coleções. “O Videobrasil, que tem um rico acervo formado ao longo de 30 anos de atividade, leva para a internet um respeitável banco de dados e mais de mil vídeos, digitalizados e catalogados, acessíveis para consulta on-line. Por meio desses registros e obras, é possível acessar uma história do audiovisual na perspectiva do Sul Global.”

As iniciativas independentes como a Ubuweb, organizada pelo poeta Kenneth Goldsmith, também entram na lista apontada por Giselle. “É um gigantesco arquivo de obras experimentais, da contracultura e da produção marginal ao mainstream. Reúne também uma boa coleção de poesia concreta brasileira, com obras de Augusto e Haroldo de Campos e Décio Pignatari.”

Para quem gosta de fotografia, a professora comenta que é imperdível a visita ao site do George Eastman Museum: “Permite o acesso a mais de 270 mil imagens de seu acervo na internet. O arquivo inclui, além de fotos e daguerreótipos, reproduções de seus equipamentos e propagandas”.

Entre as iniciativas brasileiras, Giselle Beiguelman destaca o site da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP,  que permite o acesso a mais de 3 mil títulos que compreendem coleções de livros de literatura e de história, mapas, iconografias e uma coleção de periódicos dos séculos 19 e 20, entre os quais está a famosa revista modernista Klaxon. Além de consultar o site, é possível também fazer o download das obras.

Quem quiser saber detalhes sobre os dez sites imperdíveis para consultar acervos de história da arte, design, arquitetura, ouça, clicando no player acima.
Acesse informações detalhadas e os links em: www.desvirtual.com
.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.