Desmatamento da Amazônia ameaça retrair investimentos internacionais

Pedro Luiz Côrtes associa falta de atuação governamental nos problemas ambientais com a possibilidade de restrições econômicas de grupos internacionais

 26/06/2020 - Publicado há 4 anos
Logo da Rádio USP

Investimentos de grupos internacionais em operadores de grãos e produtores de carne brasileiros correm risco caso o governo não mude sua postura em relação ao desmatamento da Amazônia. Pedro Luiz Côrtes, professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente (IEE), comenta sobre as pressões do setor privado e fundos estrangeiros que podem afetar a economia do Brasil.

Em conversas anteriores com o Jornal da USP no Ar, o professor já havia alertado sobre os perigos da falta de atuação governamental sobre os problemas ambientais, que só crescem. Sendo assim, as pressões dos grupos internacionais não surpreendem: “Isso acontece porque eles temem que esses problemas repercutam no nome desses fundos de investimento, que contam com regras rígidas de governança, incluindo restrições a investimentos em áreas sujeitas a forte degradação ambiental. Seria como se esses grupos também fossem responsáveis pela situação”.

A reação do presidente da República a essa pressão foi acusar os grupos envolvidos de estarem desinformados sobre a situação do País. No entanto, não existe mobilização sequer do Itamaraty para reverter esse suposto cenário. Segundo Côrtes, dados confiáveis podem ser consultados publicamente em pesquisas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), portanto, “não podemos acreditar que seja apenas uma questão de desinformação. É necessário que a Presidência e os Ministérios tentem resolver minimamente esse problema”.

Saiba mais sobre o assunto ouvindo a entrevista na íntegra.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.