Desigualdade salarial entre médicas e médicos é questão de gênero, diz colunista

Pesquisa mostra que 80% das mulheres médicas estão nas categorias mais baixas salariais, enquanto 51% dos homens médicos se concentram nas mais altas

 20/06/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 24/06/2019 as 13:39

Logo da Rádio USP

O médico Alexandre Faisal comenta sobre a pesquisa do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), publicada pela revista British Medical Journal, que apresenta dados sobre a desigualdade salarial entre médicas e médicos.

Faisal explica que o desenvolvimento da mulher na área educacional e profissional é sem precedentes nas últimas décadas. No entanto, as desigualdades entre oportunidades e tratamento entre as mulheres e os homens persistem em alguns mercados, no mundo todo. “Isso acaba gerando alguns problemas de saúde para a mulher, que ganha 77% de renda em comparação com o homem”, observa.

O resultado da pesquisa mostra que quase 80% das mulheres médicas estão concentradas nas categorias mais baixas salariais, enquanto 51% dos homens médicos estão nas categorias mais altas. “A desigualdade salarial é unicamente explicada pela questão do gênero. Um paradoxo, levando em conta que no Brasil há um número crescente de mulheres exercendo a profissão de médica ou que estão nas escolas de medicina”, analisa Faisal.


Saúde Feminina
A coluna Saúde Feminina, com o professor Alexandre Faisal,  no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.