Desenvolvimento econômico melhora setor sucroalcooleiro

Especialista estima possível melhora para as indústrias de açúcar e álcool

 21/02/2018 - Publicado há 6 anos

Na coluna “Reflexão Econômica” desta semana, o professor Luciano Nakabashi fala sobre o setor sucroalcooleiro, mais especificamente sobre o açúcar e o álcool. “Em 2018, três preços serão muito importantes, um é o do açúcar, o outro o do petróleo e o terceiro é a relação da taxa de câmbio nacional.”

Nakabashi ressalta que “a perspectiva é de um retrocesso no preço do açúcar”. O professor lembra que, no ano passado, houve um aumento no preço do petróleo, que acabou puxando para cima o preço do etanol. “Este ano, com a recuperação da economia, é esperado um aumento no fluxo de veículos e deve levar ao aumento na demanda de combustível, o que também pode impactar o valor do açúcar.”

O professor conclui dizendo que “as usinas, ou até mesmo fábricas que produzem equipamentos para esses setores, ainda estão passando por alguns problemas, gerados pela crise econômica, mas, durante este ano, poderão sentir uma possível melhora”. Ouça, no link acima, a íntegra da coluna do professor Luciano Nakabashi.

Por: Thainan Honorato

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.