Desenvolvimento das cidades gera desafios na formulação de políticas

Revista do IEA reúne estudos sobre estratégias de melhoria da qualidade de vida e sustentabilidade urbana

Foto: Sebastian Wagner via Pixabay – CC

As cidades brasileiras estão em constante crescimento e nada indica que essa tendência mudará. Por isso, pesquisadores do projeto USP Cidades Globais desenvolvem estudos que buscam contribuir para um planejamento estratégico que torne esse crescimento mais sustentável. A última edição da revista Estudos Avançados, publicação do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, compilou alguns dos trabalhos nessa temática. A publicação aborda ainda debates contemporâneos sobre a escravidão e conta com seções de Literatura e Atualidades.

A revista editada pelo IEA muitas vezes traz dossiês com os resultados dos grupos de pesquisa que são acolhidos pelo instituto, e desta vez não foi diferente. “No caso do USP Cidades Globais, eles desenvolveram estudos em que pensam padrões de desenvolvimento urbano. Assim conseguem afetar planejamentos de médio e longo prazos para sustentar o desenvolvimento dessas cidades”, contou ao Jornal da USP no Ar o professor Sérgio Adorno, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, e editor da revista.

Ele explica que o grupo desenvolveu uma metodologia para identificar grupos semelhantes a partir de características territoriais e socioeconômicas. Desta forma, buscaram entender melhor a heterogeneidade das cidades, para que se possibilite a formulação de políticas voltadas para a melhoria da qualidade de vida urbana.

“A revista congrega contribuições de diferentes áreas da ciência. É interessante porque, por não ser nichada, ela atinge vários leitores”, aponta Adorno. A última publicação traz à tona discussões contemporâneas sobre a escravidão, como as relações da Igreja Católica com o tema, por exemplo. O dossiê surge dos estudos do Grupo de Pesquisa Tempo, Memória e Pertencimento do IEA, grupo que inclusive realizou seminário no primeiro semestre para abordar o assunto.

A Estudos Avançados possui também, em sua seção de Literatura, um ensaio que examina as respostas do poeta Carlos Drummond de Andrade em sua obra ao contexto repressivo da ditadura militar nos anos 70. E, na seção de Atualidades, discussões contemporâneas sobre o direito humano à alimentação, o ato infracional na adolescência e o cyberbullying.

Ouça a entrevista completa no player acima.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica, a Faculdade de Medicina e o Instituto de Estudos Avançados. Busca aprofundar temas da atualidade de maior repercussão, além de apresentar pesquisas, grupos de estudos e especialistas da Universidade de São Paulo.
No ar de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.