Desenvolvimento da fala das crianças acontece desde o nascimento

Especialista diz que as crianças vão produzindo todos os sons possíveis com os órgãos fonoarticulatórios

“A criança aprende a falar praticamente desde que nasce.” É o que afirma Fernanda Dreux Miranda Fernandes, professora do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da USP. De acordo com a especialista, conforme a criança convive com adultos e com a língua, ela vai percebendo os sons que fazem sentido para ela e desenvolve sua própria linguagem.

Mas o que é importante para que a criança comece a falar? Existe um período ideal? Essas e outras dúvidas quanto ao desenvolvimento da fala das crianças serão respondidas pela fonoaudióloga Fernanda Dreux, que já foi presidente da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.

Confira acima a matéria completa.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.