Desempenho de jogadores de futebol é tema de pesquisa

Estudo procura apontar diferenças entre desempenho de jovens jogadores e profissionais

Na coluna Ciência e Esporte desta semana, o professor Paulo Roberto Santiago fala sobre um estudo a respeito do desempenho de corrida em jogadores de futebol jovens.

O trabalho foi desenvolvido na tese de mestrado do aluno Luiz Henrique Palucci Vieira, da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) da USP. O artigo chegou a ser publicado em fevereiro deste ano na revista especializada Sports Medicine, uma das mais prestigiadas publicações acadêmicas  da área no mundo.

O estudo revelou que o desempenho de jovens jogadores de futebol não é o mesmo dos jogadores profissionais. Essa pesquisa contribui para que técnicos e treinadores possam ter parâmetros para investigar qual a melhor forma possível de realizar os treinamentos e, por consequência, melhorar a atuação dos mesmos.

Hoje já é possível acompanhar dados bem estabelecidos sobre os profissionais do futebol, como velocidade, a distância percorrida de cada jogador. Entretanto, quando se trata de jogadores adolescentes ou crianças, isso ainda não acontece, e a pesquisa de Vieira pode mudar essa realidade.

Ouça acima na íntegra a coluna Ciência e Esporte.


Ciência e Esporte
A coluna Ciência e Esporte, com o professor Paulo Santiago, vai ao ar toda sexta-feira às 10h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.