Descoberta da insulina, há 100 anos, propiciou avanços no tratamento da diabete

Maria Elizabeth Rossi da Silva informa que hoje temos a bomba de infusão de insulina, em substituição às canetas, e em um futuro próximo, o uso do pâncreas artificial

31/05/2021 - Publicado há 3 anos
Logo da Rádio USP
Na diabete tipo 1, o organismo deixa de produzir insulina, levando o doente a necessitar de doses diárias do hormônio para manter a glicose do sangue em valores normais  – Foto: Divulgação

Os números não são precisos, mas tudo indica que pelo menos 7 milhões de pessoas apliquem insulina diariamente. A falta de precisão se dá em função do grande número de pessoas que são acometidas diariamente pela doença no mundo. O hormônio é necessário para controlar os níveis excessivos de açúcar no sangue, a chamada glicemia, porque o organismo de algumas pessoas não o produz em quantidade suficiente. Elas sabem que, desse modo, poderão evitar o avanço da diabete, doença antes vista como fatal.

A diabete pode ter duas causas diferentes: nos pacientes com diabete tipo 1, o organismo deixa de produzir insulina, o hormônio que leva a glicose para dentro das células, para que o açúcar seja usado como combustível. Já em pacientes com diabete tipo 2, o organismo não produz quantidade suficiente de insulina ou não consegue empregar o hormônio produzido de forma adequada.

Em 1921, o cirurgião canadense Frederick Banting começou uma série de experiências, auxiliado pelo então estudante de Medicina Charles Best. Eles aplicaram extrato pancreático em cães tornados diabéticos e viram uma redução na glicemia. No ano seguinte, passaram a utilizá-la em seres humanos pela primeira vez. A história nunca mais seria a mesma.

A médica Maria Elizabeth Rossi da Silva, chefe da Unidade de Diabete do Serviço de Endocrinologia e Metabologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, responsável pelo LIM/18 (Laboratório de Investigação Médica), explica que o “tratamento da doença passou por muitas mudanças e todas pelo lado positivo. Hoje temos a bomba de infusão de insulina, já em substituição às canetas, e em um futuro próximo, o uso do pâncreas artificial”. A médica alerta que o futuro ainda vem sendo escrito “como a possibilidade de terapia com célula-tronco e terapia gênica”.

Apesar de tantos avanços, o que falta em relação à doença é a informação e conscientização sobre a diabete.

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.