A China no tabuleiro geopolítico

O programa “Desafios” desta semana fala sobre como serão as decisões da China frente às alianças firmadas com a Rússia, e seus parceiros comerciais na Europa e Américas

 23/03/2022 - Publicado há 3 anos
Por

O programa Desafios de 25/3, às 11h, conversa com Felipe Loureiro sobre a posição da China no tabuleiro da geopolítica internacional e as implicações nos principais acontecimentos, entre eles a guerra da Ucrânia.

Felipe Loureiro é professor do Instituto de Relações Internacionais da USP e doutor em História Econômica pela USP.

China e Rússia já faziam alianças antes da invasão na Ucrânia se tornar uma realidade, em fevereiro. Depois do conflito iniciado a China se absteve em votação na ONU, que tentava aprovar sanções contra a Rússia. Com o avanço das tropas russas em território ucraniano, mais sanções comerciais são aplicadas à Rússia, o governo chinês começa a caminhar temendo que um apoio mais forte à operação militar russa possa desencorajar seus parceiros comerciais na Europa e Américas.

Assista ao vivo o programa no canal da USP no YouTube, inscreva-se no canal

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.