Desafio da desigualdade de renda é gerar riqueza nas regiões mais pobres

Para Nakabashi, o desenvolvimento das instituições na colonização explica diferença de renda entre América do Norte e Latina

 31/05/2017 - Publicado há 7 anos

Logo da Rádio USP

Uma das questões mais importantes em economia é a da desigualdade, seja de renda ou riqueza. Nos últimos 200 anos, o mundo aumentou muito sua capacidade produtiva. Há 200, 250 anos, praticamente toda a população mundial vivia em condições de subsistência, que hoje seria considerada pobreza ou extrema pobreza. O mundo conseguiu um grande avanço nos últimos dois séculos, algumas partes muito mais do que outras. Ainda há uma desigualdade de renda muito grande entre países, também dentro do mesmo país, entre os Estados, municípios e pessoas. Hoje, se a gente pega tudo o que o mundo produz, seria possível dar condições dignas de alimentação, saúde, moradia, educação para toda a população. Ouça acima, na íntegra, o comentário do professor Luciano Nakabashi.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.