Denúncias feitas pelo ex-ministro da Cultura ajudam a entender cultura política do País

Semana tem caso emblemático que, se confirmado, reforça percepção do habitual uso de cargo governamental para fins particulares

 24/11/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 04/05/2017 às 16:24

Foto: Wikimedia Commons
Foto: Wikimedia Commons
Logo da Rádio USP

logo_radiousp_790px
.
A cultura política brasileira estaria marcada por um hábito entranhado de desrespeito às regras por parte daqueles que detêm o poder. É essa a avaliação do cientista político André Singer, colunista da Rádio USP. A análise desta semana é motivada pelas denúncias sobre pressões que o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, supostamente estaria exercendo pela liberação de um empreendimento imobiliário a partir de interesses pessoais. André Singer chama a atenção para a grande expectativa de que o País mude em função da Operação Lava Jato, mas alerta para um cenário no qual a cultura política permaneceria igual. “É preciso haver um trabalho mais contínuo, mais cotidiano e mais profundo de mudança dessa cultura”, pondera o cientista político, indicando que ainda não são perceptíveis sinais de que isso esteja acontecendo.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.