Decisões tomadas pelo STF e pelo Senado afetam a política no País

Colunista comenta debates sobre a validade do foro privilegiado e uma possível adoção do voto distrital misto

 28/11/2017 - Publicado há 6 anos

A opinião do ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Barroso, a respeito do foro privilegiado e a aprovação, por parte do Senado Federal, do voto distrital misto, são as duas questões discutidas pelo especialista em Ciência Política, José Álvaro Moisés.

De acordo com Barroso, o foro só deve ser válido para o período durante o qual o político está no cargo. Assim, qualquer crime cometido antes ou depois dessa época não teria a investigação impedida pela existência desse privilégio.

Já sobre a decisão tomada pelo Senado, o colunista afirma que, caso seja aprovada pela Câmara, terá várias consequências, como a diminuição dos gastos com campanhas eleitorais.

Ouça o áudio da coluna acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.