Decisão de subsidiar o diesel não é sustentável

O professor José Goldemberg analisa a medida adotada pelo governo, resultado da greve dos caminhoneiros

 06/07/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

A greve dos caminhoneiros levou o governo à decisão de subsidiar o diesel, medida criticada pelo professor José Goldemberg em sua coluna semanal para a Rádio USP. Para ele, trata-se de uma péssima solução por não ser sustentável. “O governo pode fazer isso e provavelmente resolve o problema imediatamente […], mas a longo prazo é impossível subsidiar.” Goldemberg cita como exemplo o que ocorreu no governo de Dilma Rousseff, que durante anos manteve os preços da gasolina e do óleo diesel constantes, para que as variações do mercado internacional não afetassem o bolso do brasileiro. O resultado dessa política foi a ruína da Petrobras.

Além do mais, a medida vai na contramão de programas como o RenovaBio, que procuram incentivar o uso de combustíveis alternativos. Goldemberg considera tal medida como de caráter eleitoral. Acompanhe a íntegra da coluna pelo link acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.