“Décima Jornada Paulista de Oftalmologia” discute avanços na saúde

O evento reuniu professores das três universidades paulistas ( USP, Unesp e Unicamp), egressos, alunos e residentes

27/03/2019 - Publicado há 5 anos

Na coluna Fique de Olho desta semana, o professor Eduardo Rocha comenta os resultados da Décima Jornada Paulista de Oftalmologia, encontro médico e acadêmico entre as universidades paulistas que também comemorou os 60 anos de fundação do Departamento de Oftalmologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

O professor fala que os encontros acadêmicos como esse, o Simpósio Internacional de Otorrinolaringologia e o Sétimo Simpósio Paulista de Pós-Graduação são sempre edificantes, com troca de experiências, discussões e avanço das pesquisas com novas colaborações.

O evento reuniu professores das três universidades paulistas  (USP, Unesp e Unicamp), egressos, alunos e residentes. Rocha fala que entre as discussões mais pautadas estavam as questões de: como avançar nas pesquisas, dificuldades de conseguir recursos e a discussão acerca da cooperação entre disciplinas como física, biologia, saúde animal e a genética.

Segundo o professor, alguns dos trabalhos em andamento também mostraram alto nível, com pesquisas indicando o uso da inteligência artificial para o diagnóstico e acompanhamento de glaucoma. Falou também das possibilidades de novas medidas para conter infecções pós-operatórias em microcirurgias oculares.

Na área clínica e cirúrgica, foram convidados representantes internacionais e de todas as regiões do Brasil que trouxeram avanços e práticas consolidadas, além de discussões para melhorar a qualidade do atendimento e a resolução de doenças que ainda são desafio no dia a dia.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Fique de Olho.