Debate discute o “nevoeiro” da sociedade da informação

O tema está presente no livro “Dentro do Nevoeiro”, do professor Guilherme Wisnik

 28/03/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 29/03/2019 as 10:55

Logo da Rádio USP

Na coluna desta semana, o professor Guilherme Wisnik comenta sobre o debate que fará nesta quinta-feira (28), na Faculdade de Arquitetura da USP, sobre o seu livro Dentro do Nevoeiro, que terá como convidado o professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e colunista do jornal Folha de S. Paulo, Vladimir Safatle. O encontro será uma oportunidade de aprofundamento dos temas tratados no livro, o que não foi feito no momento do lançamento oficial, no fim do ano passado. 

 Wisnik explica que a participação do professor Safatle é importante porque, além de fazer uma resenha sobre o livro na Folha de S.Paulo, ele é “uma das vozes mais relevantes do debate estético e político contemporâneo do Brasil”. E uma das questões que serão levantadas no encontro vai tratar do argumento do autor contra a ideia de que a resposta ao mundo contemporâneo seja restaurar a transparência moderna do mundo iluminista. Wisnik explica que a metáfora do nevoeiro, das redes, do embaçamento da nossa visão no mundo contemporâneo aponta para um certo embuste da sociedade da informação, que deveria ser da transparência, mas que é a sociedade que produz fake news e pós-verdades.

Se quiser acompanhar a discussão, o encontro será na sala 807 da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, às 18 horas.

Para ouvir o comentário completo, acesse o link acima.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.