Da aparência ao paladar: podemos acreditar nos testes genéticos?

Geneticista da USP apresenta informações, curiosidades e desmistifica algumas questões envolvendo testes genéticos

•

Nesta edição de Decodificando o DNA,  Mayana Zatz aprofunda o assunto testes genéticos – verdadeira febre entre consumidores, especialmente nos Estados Unidos. Algumas empresas alegam serem capazes de indicar dietas e tipos de exercícios físicos mais eficientes de acordo com o perfil genético de cada um; outras dizem poder prever a aparência dos futuros filhos de um casal; e há, ainda, os testes envolvendo o paladar que podem ajudar na escolha de vinhos, ou determinar se certas preferências alimentares têm ou não origem genética. Mas o que nisso tudo é ciência, e o que é apenas um negócio lucrativo?

Ouça a professora do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências (IB) da USP, em sua coluna Decodificando o DNA, clicando no áudio acima.

•