Cultura tem influência sobre o desenvolvimento econômico

Valores passados de pais para filhos têm efeitos na produtividade de trabalho e no crescimento da economia

 01/05/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 02/05/2019 as 14:01

Logo da Rádio USP

Na coluna Reflexão Econômica desta semana, o professor Luciano Nakabashi faz uma análise da relação entre os aspectos culturais da sociedade como um dos fatores determinantes para o desenvolvimento econômico, e sobre seus efeitos no bem-estar social.

De acordo com Nakabashi, existem estudos que mostram a importância de fatores culturais no crescimento econômico, tais como os valores que são passados de pais para filhos ao longo dos anos, pois “quanto melhor a qualidade das relações existentes, dado o nível de desenvolvimento econômico, maior a satisfação das pessoas”, afirma.

O professor analisa também que, além de matérias básicas, ensinar sobre resiliência e inteligência emocional nas escolas pode fazer com que a produtividade de trabalho aumente. Lembra que, no Brasil, o comportamento individualista de parte da população contribui para a redução do nível de bem-estar social e civilizatório.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Reflexão Econômica.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.