Crítica é fundamental para garantir qualidade do jornalismo

Colunista analisa decisão do The New York Times de acabar com posto de ombudsman e como isso afeta o jornal

 05/06/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 07/11/2018 as 8:04

No último dia 1o de junho, o The New York Times anunciou o fim do cargo de ombudsman do jornal que, desde 2016, vinha sendo ocupado por Elizabeth Spayd. Em comunicado à redação, o editor Arthur Sulzberger afirmou que a responsabilidade de servir como representante dos leitores ultrapassou os limites da redação e que o jornal pretende fortalecer a conexão direta com os leitores.

Na coluna dessa semana, o professor e jornalista Carlos Eduardo Lins da Silva critica a decisão do The New York Times e analisa o papel do ombudsman no fortalecimento do jornal enquanto instituição democrática e plural. Escute na íntegra.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.