Crises contemporâneas das masculinidades são analisadas por Ataliba Benaim e Lucas Noura

Segundo os Gestalt-terapeutas, o homem tem dificuldade em abrir-se à instância do ato de cuidar de si próprio, do seu corpo, da sua saúde. Para os homens, usar máscara dá a impressão de que são fracos

 12/04/2021 - Publicado há 8 meses
Por

 

Ataliba Benaim e Lucas Noura falam sobre as crises da masculinidade na sociedade contemporânea – Montagem com fotos de arquivo pessoal

O professor Ricardo Alexino Ferreira entrevista os Gestalt-terapeutas Ataliba Benaim e Lucas Noura, formados pelo Instituto Gestalt de Vanguarda Claudio Naranjo e fundadores do grupo Percorrendo Masculinidades, que trazem as questões masculinas para os processos terapêuticos.

Ataliba Benaim é roteirista, documentarista de cinema e TV, autor do argumento e roteiro de premiados longas-metragens, como a animação infantil Tito e os Pássaros. Lucas Noura é advogado, doutor em Direito pela Universidade Livre de Berlim, estudioso sobre regulação da exploração da eletricidade e autor do livro em alemão Energieversorgungssicherheit im Europarecht mittels der Förderung erneuerbarer Energien und der Interkonnektion der Netze, ainda sem versão em português.


Diversidade em Ciência

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentações às terças-feiras, às duas horas da manhã, e aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação do jornalista e professor da ECA-USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale.

O Diversidade em Ciência é gravado nos estúdios do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link http://jornal.usp.br/radio/

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.