Crise no PSL indica problema de governabilidade, diz Renato Janine

Para o colunista, a bancada é amorfa e está se esfacelando, algo nunca antes visto na política brasileira

Na coluna Ética e Política desta semana, o professor Renato Janine Ribeiro faz uma análise da crise no PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro. Para o colunista, a desordem instaurada na política nacional desde o início do ano é algo que surpreende muito. Ele destaca o fato de a bancada do PSL ser amorfa e estar se esfacelando, algo que nunca antes foi visto ao longo da história política brasileira.

“Mesmo que ele (Bolsonaro) retome o controle do partido e das lideranças, o fato é que o mal está feito. Ouviram-se coisas horríveis, instalou-se uma indisciplina muito grande de gente que, no fundo, não seria nada não fosse o apoio de Bolsonaro às suas eleições. E de um presidente que também não seria nada não tivesse o Brasil se dividido, se rachado, como rachou neste tempo todo”, comenta o colunista.

Para Janine, o que é muito preocupante é que o Brasil está em crise e a situação econômica está precária. Cortes estão sendo feitos ou ameaçados o tempo todo, as universidades federais estão por um fio, há risco de destruição do sistema de pesquisa que o Brasil criou e houve aumento da miséria. E o governo, no meio dessa situação, ficar se esfacelando, não conseguir tocar a reforma da Previdência, é um indício de uma crise de governabilidade nunca antes vista.

Ouça, no link acima, o áudio na íntegra.


Ética e Política
A coluna Ética e Política, com o professor Renato Janine Ribeiro, vai ao ar toda quarta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •