Criar cidades cada vez mais inteligentes é a solução?

Colunista propõe redesenhar o planejamento urbano, a partir de respostas de como se usa a tecnologia na cidade e por quê

 07/07/2017 - Publicado há 7 anos

Na coluna desta semana o professor Luli Radfahrer comenta  sobre o uso crescente de novas tecnologias, nas chamadas cidades inteligentes, para resolver problemas  de locomoção, por exemplo, e avalia sobre como se usa e por quê. O professor faz uma analogia sobre um hospital de referência onde todas as especialidades são centralizadas em um único lugar. Mas por que centralizar? Por que não criar clínicas separadas em bairros diferentes e, a partir dessa instalação, outros serviços possam ser criados, revitalizando aquela área, evitando os grandes deslocamentos e novas infraestruturas em apenas uma área?

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.