Crianças precisam desenvolver habilidades antes do ensino fundamental

Para especialista, o STF acertou ao limitar a matrícula no ensino fundamental às crianças com seis anos até 31 de março

 13/08/2018 - Publicado há 6 anos
Por

Em votação apertada, 6 a 5, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a criança precisa ter 6 anos completos até 31 de março para ser matriculada no primeiro ano do ensino fundamental, conforme resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Os ministros também mantiveram o entendimento do CNE de que, para ser matriculada no primeiro ano do ensino infantil, a criança deve ter 4 anos completados até 31 de março.

Para a professora Patrícia Leila dos Santos, do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina da USP em Ribeirão Preto e especialista em desenvolvimento humano, a decisão dos ministros do STF foi acertada.

Patrícia lembra que até os 6 anos de idade a criança precisa desenvolver muitas habilidades que serão importantes no início do ensino fundamental. “Em especial, as habilidades de linguagem e psicomotoras para um bom desempenho no processo de escolarização formal.”

Sobre a matrícula das crianças na educação infantil, com 4 anos até 31 de março, a professora acredita que a decisão foi para garantir a organização das etapas de ensino. “O problema é que os municípios e os Estados terão que se organizar para as crianças não ficarem de fora da creche e da educação infantil e com isso prepararem as habilidades que serão necessárias para o ensino fundamental.”

Ouça acima a entrevista com a professora Patrícia Leila dos Santos.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.