Novo Conselho da Amazônia é retaliação do governo federal

Pedro Luiz Côrtes diz que governadores da Amazônia Legal, excluídos do conselho de Bolsonaro, queriam criar conselho próprio

jorusp

Recém-recriado pelo presidente Jair Bolsonaro através de decreto, o novo Conselho da Amazônia excluiu os governadores da Amazônia Legal (todos os Estados da Região Norte, mais o Mato Grosso e o Maranhão). Além da exclusão dos governadores, as responsabilidades do conselho foram transferidas do Ministério do Meio Ambiente para a Vice-Presidência. Agora, Hamilton Mourão e mais 14 ministros comandarão o novo grupo responsável por resolver os problemas ambientais da Amazônia. 

“Esse conselho foi criado sem a participação dos governadores dos Estados amazônicos. Isso foi uma retaliação do governo federal, porque esses governadores estavam buscando a criação de um conselho próprio e articulando com países doadores para que recebessem diretamente recursos para tocar os projetos ambientais”, explica Pedro Luiz Côrtes, professor da ECA e do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP.

Mesmo que o ministro Ricardo Salles e o vice-presidente Hamilton Mourão tenham dito que os governadores serão consultados, essa é uma situação dúbia a respeito dessa participação, conforme avaliação de Côrtes. Para ele, os governadores foram excluídos justamente porque queriam receber diretamente de possíveis doadores. Desde o ano passado, os recursos do atual fundo estão retidos, apesar de o Fundo Amazônia ser muito elogiado pelos participantes. “O governo disse que ele tinha uma série de problemas, não disse quais eram, e impediu o funcionamento desse fundo”, diz Côrtes.

Ouça a entrevista completa no player acima.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP, Faculdade de Medicina e Instituto de Estudos Avançados. Busca aprofundar temas da atualidade de maior repercussão, além de apresentar pesquisas, grupos de estudos e especialistas da Universidade de São Paulo.
No ar de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.