Cresce importância do Tik Tok como aplicativo de marketing político para as eleições de 2022

Desta vez, o TikTok foi a rede analisada pelos pesquisadores do Núcleo de Estudos da Violência em seu monitoramento das redes sociais

 30/09/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 03/10/2022 as 13:12
Por
O conteúdo formado no Tik Tok segue trends e assuntos do momento na elaboração de vídeos curtos – Foto: Freepik – Fotomontagem Jornal da USP
Logo da Rádio USP

A plataforma observada neste terceiro boletim do monitoramento das redes sociais foi o Tik Tok, pelos pesquisadores Natasha Bachini e Pablo Almada, do Núcleo dos Estudos da Violência. Desde de julho de 2022, o NEV tem analisado os conteúdos vinculados às eleições deste ano. Com a expansão da plataforma, a pesquisa demonstrou não apenas uma predominância de assuntos ligados aos presidenciáveis, como também o crescimento dos temas relacionados à política. 

Metodologia 

O conteúdo formado no Tik Tok segue trends e assuntos do momento na elaboração de vídeos curtos. Pablo Almada explica que a maneira como o aplicativo faz a gestão de informações, a partir de algoritmos que direcionam os assuntos para os usuários, faz dele uma plataforma que “constrói conteúdos em detrimento de outros conteúdos”, ao relacionar as preferências dos perfis aos assuntos do momento. 

Pablo Almada – Foto: nev.prp.usp

E, assim como no Instagram, a coleta de dados se deu a partir da extensão desenvolvida pelo Digital Methods Initiative, denominada Zeeschuimer. Os pesquisadores guiaram a pesquisa com a utilização das hashtags mais populares sobre o assunto das eleições de 2022, que estão relacionadas aos candidatos Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva, e da ferramenta Tik Tok Creative Center, para identificação dos vídeos mais vistos.

A partir deles, foi observado que os conteúdos das campanhas dos principais candidatos se referenciaram e retroalimentam. Assim, constatou-se que ambos possuíam vídeos que se relacionavam, mesmo com um predomínio na utilização de hashtags mencionando um presidenciável em relação ao outro: “Praticamente, a menção ao Lula é metade das menções ao Jair Bolsonaro”, comenta o pesquisador. 

Isso ocorreu porque a utilização de menções em maior quantidade dos apoiadores de Lula “pulveriza as publicações”, mas que, justamente pela correlação entre temas, continuam tendo uma visibilidade relevante. 

Dados obtidos e repercussão 

A pesquisa no Tik Tok possui caráter pioneiro no Brasil e identificou uma articulação de marketing político que se baseia no crescimento do aplicativo, que surge como uma grande aposta: “Ele hoje seria a mídia social do momento”, adiciona Pablo Almada. 

E parte dessa articulação surge com a distribuição facilitada, com os algoritmos direcionados do aplicativo. O pesquisador chega até a comparar a relevância do aplicativo com os impactos do WhatsApp nas eleições de 2018: “Ele [WhatsApp] era chave para a gente verificar o que estava acontecendo nas campanhas eleitorais. Então, surge a hipótese de que o Tik Tok seja esse aplicativo no momento”.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.