CR7, melhor do mundo em campo e em estudos científicos

Máquinas de fazer gol, jogadores contam com uma boa preparação, treino e muita ciência, diz especialista

 22/06/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 03/07/2018 as 12:04

Em época de Copa do Mundo, o professor Paulo Roberto Santiago traz informações sobre futebol. Na coluna desta semana, o tema é a alta eficiência das super máquinas do esporte, os jogadores de futebol. Para o professor, “a máquina mais eficiente no momento é o jogador de Portugal, Cristiano Ronaldo”.

O jogador de Portugal é dado como um exemplo pelo professor, não só por ser considerado o melhor do mundo, mas também pela importância que ele dá para a utilização de recursos científicos. Santiago explica que isso não é à toa, afinal, “para se tornar um jogador de alto nível, é necessário, além de muito treino, também uma boa relação com a ciência”.    

Durante o ano de 2016, Ronaldo participou de diversas pesquisas em um laboratório de biomecânica, onde foi estudada a performance do jogador.  “A velocidade de corrida do português está acima de muitos corredores profissionais de velocidade. Uma excelente capacidade de finalização e chute com potência, ou seja, força muscular e potência como principais características, somadas à impulsão e alta capacidade de salto”, diz o professor ao analisar os dados da pesquisa. Ouça, no link acima, a íntegra da coluna do professor Paulo Santiago.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.