“Cova Medida” denuncia violência e impunidade nos conflitos de terras no Brasil

Projeto do “Repórter Brasil” em parceria com a Comissão Pastoral da Terra conta histórias das vítimas de disputas por territórios

 10/03/2021 - Publicado há 3 anos
Homepage do site – Foto: Reprodução
Logo da Rádio USP

O programa Ambiente É o Meio desta semana conversa com o padre Rubens Siqueira, coordenador da Comissão Pastoral da Terra (CPT), sobre o Cova Medida, levantamento feito em parceria com o Repórter Brasil sobre os mortos pela luta de terras no Brasil. 

O Cova Medida traz informações do relatório Conflitos no Campo Brasil, publicado anualmente pela CPT, e também conta histórias das vítimas de disputas por território. De acordo com o padre, somente em 2019, cerca de 31 pessoas foram mortas pelos conflitos, 39% devido às disputas por terra.

Segundo o padre, 29% das pessoas morreram defendendo territórios indígenas e outras 81% viviam na Amazônia Legal. Siqueira denuncia a impunidade por trás dos assassinatos, dizendo que 61% das investigações ainda estão na polícia. “A boiada está passando e a intenção de um governo como esse, que sacrifica até a mínima democracia formal, política e institucional que a gente tem, para favorecer os altos negócios dos de sempre”, enfatiza.    


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.