Corte de verba faz Brasil retroceder em pesquisa, inovação e tecnologia

Gerações de pesquisadores e a inteligência brasileira serão prejudicadas

 06/08/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Glauco Arbix comenta, na edição de hoje, o que significa para os pesquisadores brasileiros o corte de verbas da Capes para o ano de 2019.

O Ministério da Fazenda limitou o teto do orçamento da Capes com um corte gigantesco. “Se este teto for mantido”, explica Arbix, “a resposta da Capes vai ser a suspensão do pagamento de todos os bolsistas de mestrado, doutorado, pós-doutorado a partir de agosto de 2019, o que significa mais de 90 mil estudantes e pesquisadores  interrompendo suas pesquisas já contratadas pela Capes”.

Outro problema, apontado pelo professor, é a formação de professores para a educação básica, em que a Capes será obrigada a suspender o pagamento de 105 mil bolsistas, além de outros programas. A indignação de Arbix se reflete no aumento da distância entre o Brasil e os países avançados em relação a ciência, tecnologia e inovação. “Não se trata de privilégios de alguns e sim de formar gerações de pesquisadores, o que sustenta a qualificação e inteligência do nosso País”, ressalta.

Ouça, no link acima, a íntegra da coluna Observatório da Inovação.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.