Corrupção: tão velha quanto a história do Brasil

Janine Ribeiro: “Estamos numa sociedade que tenta aplicar valores muitos simples, por vezes até simplistas, da ética à política, e isso não dá muito certo”

 21/12/2016 - Publicado há 7 anos

logo_radiousp790px

00_zero

Foto: André Stumpf /Visualhunt
Foto: André Stumpf /Visualhunt

O professor Renato Janine Ribeiro retoma sua discussão sobre as duas grandes questões éticas que afligem o País: a miséria, já tratada em sua coluna anterior, e a corrupção, um mal que vem de longa data, desde o período colonial, e também o tema que mais foi tratado na história do Brasil. De acordo com Janine Ribeiro, a sociedade brasileira, de um lado, tem muita dificuldade de discutir política fora do tema corrupção; de outro, é uma realidade que a corrupção, no Brasil, assume proporções alarmantes, e é um mal que tem de ser combatido, independentemente de quem estiver no poder ou de filiações partidárias, até por servir de mau exemplo para o restante da sociedade.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.