Controle e fatores de risco são temas da campanha contra o AVC

Precaução e controle de doenças como colesterol e sedentarismo podem reduzir 90% desses acidentes

Nesta edição da coluna Minuto do Cérebro o professor Octávio Pontes Neto fala sobre o alto índice de casos do chamado Acidente Vascular Cerebral (AVC).

De acordo com o professor, estima-se que cerca de 80 milhões de pessoas já sofreram da doença no mundo e que 50 milhões delas têm algum grau de incapacidade. Recentemente alguns estudos indicam que uma em cada quatro pessoas terá AVC ao longo da vida, porém 90% desses acidentes podem ser reduzidos com controle dos fatores de risco como: pressão alta, sedentarismo, tabagismo, diabete e colesterol.      

Dia 29 de outubro é o Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral e a Organização Mundial de AVC, World Stroke Organization (WSO), vai lançar uma campanha para disseminar conceitos e intervenções que podem reduzir o risco de AVC.

Pontes Neto fala também das intervenções priorizadas pela Campanha Mundial de Combate ao AVC para este ano, com o tema: Um em cada quatro pessoas vai ter um AVC ao longo da vida, não deixe que seja você.

Ouça acima, na íntegra, a coluna Minuto do Cérebro.


O minuto do Cérebro
A coluna O minuto do Cérebro, com o professor Octávio Pontes Neto, vai ao ar toda terça-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.