Contingente de eleitores alheios é grande e preocupa

José Alvaro Moisés analisa o perfil do eleitor apto a votar nas eleições de outubro

 07/08/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Marcada para o próximo dia 7 de outubro, a maior eleição da história do País reúne números expressivos. O professor José Álvaro Moisés, do Departamento de Ciência Política da USP, reflete sobre os perfis dos eleitores em um momento crucial para a democracia.

“Quase metade do eleitorado é composta de segmentos cuja situação, definida pela desigualdade socioeconômica no Brasil, leva-os a não ter níveis educacionais formalizados que lhes deem ferramentas críticas para entender o que está em jogo, quem são os candidatos, quem são os partidos e quais são as suas propostas”, analisa. “Isso é uma coisa preocupante.”

Moisés alerta que “é preciso explicar e dar razões para que essas pessoas votem e, de alguma maneira, participem do processo democrático”.

Ouça, no link acima, a íntegra da coluna Diplomacia e Interesse Nacional.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.