Consumidor pode inserir energia produzida na rede de distribuição

Pesquisadores contam que as redes inteligentes têm quebrado padrões ao integrar usuários à rede

jorusp

Pesquisas desenvolvidas no mundo todo têm apontado para alternativas aos modelos tradicionais de distribuição de energia por meio de redes inteligentes, que possibilitem a integração de todos os usuários do serviço à rede. No Brasil, o Laboratório de Metrologia Elétrica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) foca seus estudos na capacitação voltada para a construção das smart grids e no desenvolvimento de medidores de energia adequados aos novos modelos de distribuição energética, ainda incipientes no país. As informações são de Arthur Martins e Fabrício Torres, técnicos do IPT.

Painéis de energia solar. Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Os pesquisadores contam que hoje é possível um consumidor construir formas de produzir sua própria energia, como painéis solares, e inserir a energia gerada na rede geral de distribuição, ainda que o custo seja elevado. No Brasil apenas 26 mil usuários estão no cadastro de geração distribuída, mas em países da Europa esse número chega perto de 10% dos usuários. Quando a energia produzida não é completamente utilizada, o excedente é lançado na rede, e se converte em desconto nas faturas seguintes.

Martins conta que um dos grandes motores dessa mudança é a tecnologia da informação sendo empregada na construção dos medidores de energia e automação de controle do fluxo da energia. Torres conta que os “relógios de luz” convencionais medem a energia consumida de forma unidirecional. Na nova forma, em que o próprio consumidor pode gerar energia para a rede, o medidor precisa ser bidirecional. A implementação dos novos medidores teria um custo, mas a longo prazo poderia representar uma redução de gastos, conclui o pesquisador.

Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular. Você pode ouvir a entrevista completa no player acima.