Construção civil pode contar com novas tecnologias sustentáveis

O Laboratório de Soluções Baseadas na Natureza, da Escola Politécnica, desenvolve projetos de grande impacto no interior das edificações e tem envolvido cada vez mais alunos

17/02/2021 - Publicado há 3 anos

Um dos focos principais tem sido as pesquisas sobre o impacto de tetos verdes dentro das construções – Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Pesquisadores da Escola Politécnica da USP buscam soluções baseadas na natureza para melhorar as tecnologias da construção civil. Em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição, a professora Brenda Chaves Coelho Leite, coordenadora do Laboratório de Soluções Baseadas na Natureza do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da USP, explica a proposta.

A preocupação com questões ambientais não é novidade, mas cada vez ganha mais força. De uma forma geral, a professora explica que o laboratório trabalha principalmente com o impacto no interior das edificações. Mas também há impacto no meio externo, com a redução das chamadas ilhas de calor, por exemplo. Entre os projetos, um dos focos principais têm sido as pesquisas sobre o impacto de tetos verdes dentro das construções, tendo em vista a redução, o controle da temperatura do ar interno.

Os projetos desenvolvidos são ótimos exemplos da relevância social das pesquisas realizadas nas universidades. Além disso, por se tratarem de trabalhos diretamente aplicáveis, têm atraído bastante atenção da iniciativa privada da construção civil.

“O assunto tem despertado um grande interesse por parte dos alunos que querem desenvolver pesquisas nesse sentido e já estamos com um grupo bem significativo. Têm alunos de mestrado, doutorado, da graduação. Os alunos da graduação chegam todos os anos e eles têm um interesse muito grande por mudanças, mudanças de paradigma. Isso é muito gratificante e é o que nos move a seguir em frente”, finaliza a professora.

Jornal da USP no Ar