Consórcios registram aumento, apesar da crise

Um dos motivos é a ausência de taxas abusivas de juros, como explica o professor Paulo Feldmann

05/01/2021 - Publicado há 3 anos
O consórcio permite que o consumidor escolha a forma como vai pagar e sem taxas de juros abusivas – Foto: Reprodução via YouTube

O País vem enfrentando uma crise financeira há muitos anos e os menos favorecidos são os que mais sofrem para conseguir comprar um bem de consumo durável, como casa, carro, moto ou até mesmo um equipamento eletrônico ou de tecnologia. A saída para essas pessoas são os consórcios. Neles, o consumidor pode escolher a forma como vai pagar e o melhor, sem as abusivas taxas de juros que são praticadas no mercado financeiro. O consórcio atingiu quase 2,5 milhões de novas adesões nos últimos dez meses.

Um dos motivos do aumento dessa modalidade foi a recente mudança feita pelas administradoras. Antes, quem não conseguia pagar perdia todo o valor já quitado, agora isso não acontece mais.  O professor de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da FEA-USP, Paulo Feldmann, explica como funciona esse modelo, mas faz um alerta: a boa e velha poupança pode ser uma opção, já que o pagamento à vista sempre oferece um desconto.