Conheça a relação da sintopia localizada no segmento dorso

Esse segmento é a relação anatômica do trígono da ausculta para a ausculta pulmonar

 23/11/2018 - Publicado há 5 anos
Por

Nesta edição do Anatomia Responde, o professor Luis Fernando Tirapelli descreve a sintopia localizada no segmento dorso, a relação anatômica do trígono da ausculta para a ausculta pulmonar.

Tirapelli descreve que o trígono da ausculta é a região localizada bilateralmente no dorso, sendo limitado lateralmente pela parte inferior da margem medial da escápula; medialmente pela margem lateral do músculo trapézio e inferiormente pela margem superior do músculo grande dorsal. Além disso, os músculos descritos, trapézio e grande dorsal, são dois músculos laminares, bastantes delgados, localizados superficialmente no dorso.

Em caso de necessidade o trígono da ausculta pode ser aplicado, o professor explica que é só pedir que o paciente projete ou desloque as escápulas anteriormente ou para frente, cruzando os braços sobre o tórax e facilitando ainda mais a ausculta pulmonar. Assim, o movimento desloca a escápula lateralmente e anteriormente, ampliando ainda mais o trígono.

O boletim Anatomia Responde é produzido pelo professor Luis Fernando Tirapelli, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, e pode ser conferido na íntegra no áudio acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.