Conceitos de engenharia podem ajudar no esporte

Paulo Santiago explica como a engenharia e a matemática podem auxiliar no futebol

Na coluna Ciência e Esporte desta semana, o professor Paulo Roberto Santiago explica como o uso da engenharia pode auxiliar nas tomadas de decisão no esporte.

Uma recente dissertação de mestrado na área de Engenharia de Produção e Manufatura da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), feita pelo aluno Caio Pires Ribeiro, sob a orientação do professor Cristiano Torezzan, abordou como a matemática e a engenharia podem ajudar nas decisões tomadas no futebol. O professor Paulo Roberto Santiago integrou a banca.

O trabalho utilizou um jogo de futebol on-line para aplicar os métodos da matéria e dessa maneira escolher o treinador e os melhores jogadores. O resultado da pesquisa foi bastante positivo, foi possível conseguir pontuação mais alta do que a média de todos o jogadores do site.

Ouça acima, na íntegra, a coluna Ciência e Esporte.

Ciência e Esporte
A coluna Ciência e Esporte, com o professor Paulo Santiago, vai ao ar toda sexta-feira às 10h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.