Comportamento de Trump lembra o de um praticante de “bullying”

Ameaças, intimidação, fanfarronice marcam o estilo Trump de ser, diz Marília Fiorillo em sua coluna

 21/09/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Para a professora Marília Fiorillo, se há alguma palavra que defina a geopolítica contemporânea, esta é truculência ou bullying. “A guerra comercial entre Estados Unidos e China pode ter várias explicações e diferentes prognósticos, mas uma coisa é certa: ela foi disparada pelo presidente Donald Trump, numa linguagem meio incomum na diplomacia clássica, com ameaças, intimidação, fanfarronice e queda de braço”, diz ela, observando que essa, afinal, é a marca registrada do estilo Trump e que o mundo vive sob a égide de uma diplomacia predatória.

Ainda segundo a colunista, o comportamento pouco convencional de Trump – que às vezes parece um adolescente praticando bullying nas redes sociais –   só encontra explicação em textos sociológicos e antropológicos. Ou, talvez, em algum sentimento de inveja que o chefe do governo americano possa nutrir em relação ao seu antecessor, Barack Obama. Acompanhe a íntegra do comentário pelo link acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.