Companheiro pode passar a ser herdeiro

Supremo Tribunal Federal vai decidir sobre a participação do companheiro na herança

 17/07/2018 - Publicado há 6 anos
Por

Na primeira edição desta semana do boletim Em dia com o Direito, a aluna Gleice da Silva Minei fala sobre a recente declaração de inconstitucionalidade do artigo 1790 do Código Civil, que equiparou o regime sucessório do companheiro ao do cônjuge.

Gleice explica que a questão a ser discutida é se o companheiro passou a ser herdeiro necessário, caso a resposta seja negativa será possível afastar totalmente, por meio de lavratura de testamento, o companheiro da sucessão.

O Em dia com o Direito é produzido e apresentado por alunos do curso de especialização em Direito Civil: Novos Paradigmas Hermenêuticos nas Relações Privadas, e coordenado pelo professor Nuno Coelho, da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP.  

 Ouça, no link acima, a íntegra do boletim.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.