Foto: Segup-PA via Fotos Públicas

Como construir soluções para aproximar a polícia da sociedade

O Brasil é o país com maior número de homicídios do mundo, mesmo sem estar presente em nenhuma guerra, e “isso é um sintoma da fragilidade política das instituições”, diz Bruno Paes Manso

18/09/2020

Texto: Cinderela Caldeira

Arte: Moisés Dorado

A violência policial é um tema que sempre está em pauta, e a morte de George Floyd nos Estados Unidos foi mais um estopim, dentre muitos, para ampliar a discussão não só em terras americanas mas também brasileiras. Só no Estado de São Paulo, dados mostram que, de janeiro a maio de 2020, o número de mortes pela Polícia Militar bateu recorde, chegando a 440 casos. É o maior número já registrado desde 2001, e o dado surpreende mais ainda por conta da quarentena. Como esse número cresceu tanto com as pessoas saindo menos de casa por conta das restrições de circulação impostas pela pandemia do coronavírus? Mas, independentemente da pandemia, o que causa essa violência e que soluções são possíveis?

A Rádio USP fez uma série de reportagens para entender um pouco mais sobre essa situação, e os especialistas ouvidos comentam que entre as razões da violência policial estão a pressão enfrentada pelos profissionais de segurança diariamente, da formação inadequada dos agentes e marginalização da população carente.

Viaturas da Polícia - Foto: Diogo Moreira/A2 FOTOGRAFIA via Fotos Públicas

De acordo com dados do Monitor da Violência, homicídios e demais crimes violentos contra a vida tiveram alta de 6% no primeiro semestre de 2020, e o número de policiais mortos em intervenções também registrou um crescimento de 24%. Esse dado mostra que o País não conseguiu manter a redução no número de mortos por violência registrado nos anos de 2018 e 2019.

Mas essa história começa muito antes, ainda na década de 1950, com a urbanização rápida das principais cidades brasileiras. A violência passou a aumentar, e o patrulhamento ostensivo em bairros considerados perigosos contribuiu para a formação de uma polícia mais violenta. Com o tempo, iniciou-se uma verdadeira guerra ao crime, e estrutura da segurança pública insere o policial neste contexto violência.

Muitos são os fatores a serem analisados. A população aumentou, os problemas sociais cresceram exponencialmente, os criminosos se “profissionalizaram”, novos problemas começaram a surgir e a exigir do policial tratamentos diferenciados para cada situação. Mais recentemente, após a eleição do presidente Jair Bolsonaro, cresceu o apoio ao discurso de que a população precisa estar armada para se defender dos criminosos. Resultado: a pressão enfrentada pelos profissionais da segurança pública só aumenta.

As perguntas que ficam são: a estrutura da segurança pública acompanhou esse crescimento da população e a diversidade de problemas? Os policiais têm formação adequada para agirem junto à diversidade da sociedade? Os profissionais da segurança pública recebem tratamento psicológico para enfrentar os traumas urbanos vividos diariamente? Afinal, quais as razões para o crescimento da violência policial, e como modernizar a polícia? A estratégia de atuação da segurança pública para diminuir a ação dos criminosos está correta?

Ouça nas entrevistas realizadas pela Rádio USP o que nossos professores e pesquisadores falam sobre o assunto.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.