Com prisão de Azeredo, tentáculos da Lava Jato chegam ao PSDB

Para André Singer, o PSDB é o único partido a ter escapado das consequências da investigação da Lava Jato até o momento

 24/05/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 25/05/2018 as 10:09

Sob a acusação de peculato e lavagem de dinheiro, foi preso ontem (23) o ex-presidente nacional do PSDB e ex-governador de Minas Gerais, Eduardo Azeredo, fato que é analisado pelo cientista político André Singer em sua coluna semanal, Poder e Contrapoder, para a Rádio USP. Em seu comentário, ele chama a atenção para o detalhe de ser Azeredo o primeiro acusado do PSDB a chegar à prisão.

Até agora, somente o PT havia sido o alvo preferencial da Operação Lava Jato, assim como, a partir de um certo momento, também o MDB, o que acabou levando personalidades de grande destaque na política nacional para trás das grades. Porém, nada disso havia ocorrido com o PSDB, “apesar de nós termos comentado diversas vezes aqui que os indícios de que havia um processo sistêmico de financiamento da política, por meios que não são legais, envolvessem o conjunto do sistema partidário e, portanto, também o PSDB”.

Na opinião de Singer, a conclusão a que se pode chegar, a partir daí, é de que há um processo de legitimação da Lava Jato, o que, por sua vez, representa uma má notícia para a candidatura de Geraldo Alckmin à presidência – e, de quebra, para o PSDB como um todo. Existe a possibilidade de que a prisão de Azeredo detone uma sequência de prisões e/ou condenações dentro desse partido. Ainda segundo o colunista, todo o sistema partidário brasileiro – que gira em torno de PT, MDB e PSDB –  está sob forte pressão.

Ouça o comentário completo de André Singer no link acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.