Colunista ressalta a importância do Dia Mundial do Meio Ambiente

Pedro Dallari lembra que a poluição do ar, tema de encontro deste ano na China para celebrar a data, mata 7 milhões de pessoas por ano

 05/06/2019 - Publicado há 5 anos

Em sua coluna desta semana, Pedro Dallari fala do Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia, justamente dia 5 de junho. Dallari lembra que essa data remonta a 1972, quando a ONU fez a primeira das grandes conferências sobre meio ambiente, em Estocolmo, na Suécia. “A data passou a ser comemorada a partir de 1974 e, desde 1987, ela passou a ter um tema principal e um país sediando a celebração”, lembra o colunista.

O tema de 2019 é Combate à poluição do ar, e o país-sede é a China. “Segundo dados da ONU, 7 milhões de pessoas em todo o mundo morrem prematuramente por ano devido à poluição do ar”, afirma Dallari. Segundo ele, esse tema também é discutido de forma incisiva no Brasil, com a poluição do ar sendo causada principalmente pelos automóveis e caminhões.

Segundo Dallari, um estudo do Instituto de Física da USP, feito no ano passado, mostrou que esses veículos são responsáveis por metade de toda a poluição do ar na cidade de São Paulo.

Ouça no player acima a íntegra da coluna Globalização e Cidadania.


Globalização e Cidadania
A coluna Globalização e Cidadania, com o professor Pedro Dallari, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.