Colunista participa de evento de direitos humanos em Moçambique

Na semana passada, aconteceu naquele país africano um seminário para debater a grave questão dos direitos humanos

 19/09/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna desta semana de Globalização e Cidadania, o professor Pedro Dallari trata de um evento ocorrido na semana passada, em Moçambique, África, do qual ele participou como representante da Universidade de São Paulo. O colunista conta que lá esteve para participar de um seminário sobre a justiça de transição, que é justamente a situação de países recém-saídos de ditadura ou guerra civil e que caminham para um quadro de normalidade democrática.

A justiça de transição, salienta ele, tem por finalidade apreciar as questões referentes a direitos humanos, justamente as ocorridas no período de exceção, já no âmbito democrático. O país africano se tornou independente de Portugal em 1975, mas quase imediatamente teve início naquele país um conflito que opôs o governo, liderado por um partido à frente, a Frelimo, a uma guerrilha de oposição, a Renamo, o que acabou resultando, ao longo dos anos, em gravíssimas violações de direitos humanos. Esse estado de coisas chegou a tal ponto que mobilizou a sociedade, tendo à frente uma entidade – a Ordem de Advogados de Moçambique. Com base nessa mobilização e de uma entidade canadense, a Advogados sem Fronteiras, aconteceu na semana passada o seminário do qual Dallari participou para discutir possibilidades e modelos de justiça de transição, em especial uma Comissão Nacional da Verdade, como ocorreu no Brasil. Confira no post acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.