Colunista fala do desafio de tornar as cidades mais inteligentes

Grupos de pesquisas e fundações se empenham em desenvolver, com métodos criativos e custos baixos, necessidades que possam atender a grande parte da comunidade

 21/11/2016 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 11/04/2017 as 18:35

Foto: Marcos Santos / USP Imagens
Foto: Marcos Santos / USP Imagens

 

 

Logo da Rádio USP

logo_radiousp_790px
.
As grandes cidades, como São Paulo ou Rio de Janeiro, têm  muitas inteligências, e o desafio que se apresenta é captá-las e transformá-las numa inteligência coletiva em prol do bem comum. Para Paulo Saldiva, essa capacidade de tornar as cidades mais inteligentes poderá vir a ser uma das grandes soluções para o mundo. Trata-se de aglutinar e aproveitar a criatividade já existente e dispersa, com o intuito de “premiar ações que levem a um bem-estar comum maior do que aquelas que beneficiaram o local onde aquela solução foi aplicada”.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.