Colunista comenta inauguração de Casa da Arquitectura em Portugal

Sediada em Matosinhos, no distrito do Porto, ambiente traz à tona a importância cultural desse tipo de local

 23/11/2017 - Publicado há 6 anos

Na última sexta-feira (17), em Matosinhos, Portugal, foi inaugurada a Casa da Arquitectura do Porto. O local tem como objetivo tornar-se um centro de referência e excelência para guarda de acervos, exposições dos conteúdos artísticos e publicização dos materiais voltados para a arquitetura.

Mesmo parecendo distante da realidade nacional, o professor Guilherme Wisnik, em sua coluna semanal “Espaço em Obra”, na Rádio USP, acha importante colocar em debate a abertura do local.

Para além da relevância social que representa para o país — conhecido por sua vanguarda arquitetônica contemporânea há algum tempo -, com a abertura da Casa, Matosinhos torna-se uma sede turística de fácil acesso ao continente europeu.

O professor também destaca o fato de o Brasil não possuir nada semelhante a esse ambiente, além de lembrar sobre a presença de uma Casa da Música no distrito do Porto, ressaltando novamente a importância cultural desse tipo de local.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.